Gestão Social

Serviço Social na Perspectiva Educacional

 

RESOLUÇÃO PGN. 03, DE 26 DE MAIO DE 2020.
COORDENAÇÃO:  Cleison Rabelo
CARGA HORÁRIA: 390 h/a
Duração: 18 meses.
OBJETIVO GERAL:

Viabilizar ao   profissional caminhos para a atuação nas áreas do Serviço Social e da Educação, desenvolvendo atividades que proporcionem conhecimentos na área educacional e social, especialmente considerando o Assistente Social como um agente social na perspectiva da educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Conhecer as atuais demandas existentes para o exercício profissional do Assistente Social no âmbito da política de educação.
  • Discutir o perfil profissional do assistente social na política social e educacional.
  • Identificar as particularidades do Serviço Social na Educação em face das demandas contemporâneas.

PÚBLICO-ALVO: Destinado a Assistentes Sociais e Educadores.

MATRIZ CURRICULAR

  1. Fundamentos Históricos da Educação e reflexos na Prática Pedagógica
  2. Educação e Tecnologia
  3. Ética e Responsabilidade Social
  4. Inclusão Social, Diversidade e Educação
  5. Ensino de Libras
  6. Liderança e inteligência emocional no contexto social e educacional
  7. Serviço Social e Educação
  8. Interação Escola, Família e Comunidade
  9. Didática do Ensino Superior
  10. Metodologia da Pesquisa Cientifica
  11. Políticas públicas, Legislação e Financiamento da Educação
  12. Elaboração e Gestão de Programas e Projetos Sociais e educativos

 

Políticas Públicas e Sociais

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Aprovado pela Resolução PG Nº 45 de 20/07/2017

 

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Discutir as competências e as práticas profissionais realizadas nas Políticas Públicas e Sociais brasileira, por entender que essa discussão se faz necessária no atual contexto de nossa sociedade em que a democracia está presente, porém, a área social ainda requer cuidados e olhares, sejam do ponto de vista social, político, econômico e/ou cultural. Portanto, há a necessidade de discussões e debates para ampliar as visões dos profissionais que atuam neste segmento.
PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados na área de humanas, sobretudo Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional, e na área de ciências sociais aplicadas.
Carga horária: 450 horas
Matriz curricular  

  • Psicologia Social
  • Didática do Ensino Superior
  • Políticas Públicas
  • Política Nacional de Saúde
  • Família e Políticas Públicas
  • Questão Social e Contemporaneidade
  • Política Nacional de Assistência Social
  • Política Nacional de Habitação
  • Gênero, Raça/Etnia, Diversidade Sexual e Políticas Públicas
  • Elaboração e Planejamento de Projetos Sociais
  • Políticas de Atendimento à Criança e ao Adolescente
  • Políticas de Atendimento ao Idoso
  • Metodologia da Pesquisa
  • Instrumentalidade nas Políticas Públicas
  • Orientação do TCC – Artigo Científico
Serviço Social: Fundamentos Históricos e Metodológicos no Trabalho com Famílias

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Aprovado pela Resolução PG Nº 26 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS
Capacitar e Instrumentar o Assistente Social no trabalho interdisciplinar na área da família.
Preparar o aluno para Concurso Público; oferecer espaço de reflexão e discussão e sobre as novas configurações da família na contemporaneidade; possibilitar aquisição do quadro referencial teórico e metodológico no trabalho com famílias.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais  portando diploma de conclusão do curso de Bacharelado em Serviço Social.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular   

• História da Família
• Abordagens Teóricas Sobre Família
• Metodologias de trabalho com Famílias
• Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social
• Metodologia do Serviço Social no Trabalho com Famílias: no Sistema Sócio Jurídico, na PNAS e na Saúde
• Direito e Legislação Social
• Ética em Serviço Social
• Metodologia Científica
• Violência Doméstica de Gênero, Contra a Criança e o Adolescente
• Política Social
• Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso