Educação

Alfabetização e Letramento

letramento

Aprovado pela Resolução –PG Nº 01 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Com o curso de Especialização em Alfabetização e Letramento com ênfase no Ensino Fundamental – 420h , a formação de professores-pesquisadores aptos ao desenvolvimento de métodos e intervenções eficientes e eficazes no ensino-aprendizagem para crianças no processo de alfabetização; compreender a importância científica da Alfabetização e do Letramento na aquisição da leitura e da escrita; aprimorar seus conhecimentos em relação à alfabetização de jovens e adultos, repensando, nesse sentido, as questões da alfabetização no país, valorizando o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição dos processos de leitura e escrita.

PÚBLICO-ALVO: Alunos egressos de cursos da área de Ciências Humanas, com foco, sem exclusividade, nas Licenciaturas. Também a profissionais que atuam em escolas/empresas/ONGs como coordenadores pedagógicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos.Profissionais da educação, como professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, pedagogos, psicopedagogos, diretores, coordenadores, supervisores e orientadores educacionais; Pais e responsáveis (com nível de graduação) de crianças em idade escolar e Graduados de quaisquer cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular   

  • Metodologia da pesquisa em educação
  • Didática do ensino superior
  • Pluralismo cultural nos processos educacionais
  • Teorias e tendências pedagógicas
  • Teorias cognitivas da aprendizagem
  • Aprendizagem na alfabetização e suas complexidades
  • Psicogênese e aquisição da linguagem oral e escrita
  • Alfabetização e letramento: conceitos e metodologias
  • Alfabetização matemática e atividades lúdicas
  • Literatura infantil e contação de histórias
  • Oficinas de artes: corpo e movimento
  • Culturas, políticas e práticas de inclusão
  • Alfabetização e letramento: fundamentos, metodologia e avaliação
  • Alfabetização de jovens e adultos
  • Educação: interfaces da alfabetização
  • Orientação do TCC: artigo científico
Arte na Educação

arte-educacao

 

Aprovado pela Resolução  PG Nº 25 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVO:

PÚBLICO-ALVO:

Carga horária: 420 h/a

Matriz Curricular: 

  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
  • Desenvolvimento Psicomotor
  • Ensino e Aprendizagem de Artes: Currículo e Avaliação
  • História e Ensino de Arte no Brasil
  • Saberes, Herança e Manifestações Culturais Brasileiras
  • Arte e Ludicidade na Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Leitura e Produção de sentidos em Artes Visuais
  • Educação, corpo e arte
  • Expressão do Corpo e Musicalidade
  • Jogos, brinquedos e brincadeira
  • Legislação Educacional
  • Arte-Educação e Cultura: Perspectivas no Contexto Contemporâneo
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Arte-educação e Cultura Popular

Arte-educacao

Aprovado pela Resolução –PG Nº 02 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Formar Arte-Educadores para a docência, fornecendo embasamento teórico e prático através de vivências artísticas, lúdicas e culturais, utilizando a Arte no processo Educativo, em suas diversas linguagens: música, teatro, dança e artes visuais.

PÚBLICO-ALVO: Portadores de diploma de nível superior, Pedagogos, Psicólogos, Sociólogos, Orientadores Educacionais, Artistas, Gestores Culturais, Profissionais na área de educação que tenham interesse nos estudos da Arte, Cultura, Folclore e Educação.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular      

 

  • Pluralismo Cultural nos Processos Educacionais
  • Didática do Ensino Superior
  • Das Teorias e Tendências Pedagógicas a Prática Pedagógica
  • Teorias Cognitivas da Aprendizagem
  • Metodologia da Pesquisa em Educação
  • História e Fundamentos Estéticos da Arte-Educação
  • Arte e Cultura Popular
  • Artes Cênicas e Educação
  • Artes Plásticas e Educação
  • Música e Arte-Educação
  • Folclore e Arte-Educação
  • Oficina de Prática Lúdicas
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Atendimento Educacional Especializado

atend-educacional

Aprovado pela Resolução PG Nº 04 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Formar professores para realizar o Atendimento Educacional Especializado nas salas multifuncionais implantadas pela SEESP, no sistema público de ensino, visando à efetiva execução teórico-prático-discursiva dos fundamentos previstos no desenvolvimento do processo de inclusão escolar.

PÚBLICO-ALVO: Portadores de diploma de nível superior de qualquer área de formação que tenham interesse nos estudos sobre educação especial e inclusão. Tanto aos jovens, interessados em complementar suas formações para atender os requisitos do mercado de trabalho, como aos mais experientes, que não receberam um treinamento formal na área, mas que no cotidiano das escolas, empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor, recebem uma demanda crescente de atividades desafiadoras relativas ao assunto

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular

  • Metodologia da pesquisa em educação
  • Didática do ensino superior
  • Teorias cognitivas da aprendizagem
  • Teorias e tendências pedagógicas
  • Pluralismo cultural nos processos educacionais
  • História e normas da educação especial
  • Deficiência mental/intelectual – AEE /práticas integrativas
  • Deficiência auditiva – AEE /práticas integrativas
  • Libras
  • Surdo – cegueira-múltipla deficiência sensorial – AEE / práticas integrativas
  • Deficiência visual – AEE /práticas integrativas
  • Braile e sorobã
  • Transtornos globais de desenvolvimento – AEE /práticas integrativas
  • Altas habilidades- AEE
  • Deficiência física – AEE
  • Estágio supervisionado
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Direito Educacional

Direito-Educacional

 

Aprovado pela Resolução  PG Nº 23 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO:  Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Pretende-se dotar profissionais da educação entre outros, de conhecimentos globais referentes ao Direito Educacional, incluindo legislação, doutrina e medidas judiciais e administrativas aplicáveis à educação/ensino no Brasil.

PÚBLICO-ALVO: Educadores, Gestores e demais profissionais da área da educação, entre outros, que atuem ou tenham interesse na área do Direito Educacional, área esta escassa de profissionais habilitados para lidar com questões educacionais legais.

 Carga horária: 450 horas

Matriz curricular  

  • Direito Educacional
  • Direito aplicado à Educação I
  • Direito aplicado à Educação II
  • Metodologia da Pesquisa I
  • Gestão Educacional: Aspectos Jurídicos e Pedagógicos
  • Legislação Educacional I
  • Legislação Educacional II
  • Direito do Consumidor em Educação
  • Direito Empresarial em Educação
  • Metodologia da Pesquisa II
  • Administração Educacional
  • Libras
  • Prática em Direito Educacional
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Docência do Ensino Superior

doc-ens-superior

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 32 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVOS: Possibilitar a graduados e licenciados a oportunidade de se atualizar em relação à prática docente, de modo que possa aplicar os novos aprendizados de conteúdos, métodos e técnicas didáticas às especificidades da vida profissional.
PÚBLICO-ALVO: Licenciados em todas as áreas e Bacharéis nas diferentes áreas para lecionar no Ensino Superior.
Carga horária: 450 horas
Matriz curricular     

  • Didática do Ensino Superior 40 h
  • Fundamentos da Educação no Ensino Superior 50 h
  • Psicologia da Aprendizagem 40 h
  • Metodologia da Pesquisa I 20 h
  • Avaliação Educacional no Ensino Superior 40 h
  • Qualidade na Educação do Ensino Superior 40 h
  • Comunicação Oral no Ensino Superior 30 h
  • Tecnologias em Educação no Ensino Superior 40 h
  • Metodologia da Pesquisa II 20 h
  • Normas e Legislação do Ensino Superior 40h
  • Língua Portuguesa 40h
  • Concepções do Processo Inclusivo no Ensino Superior 20h
  • Orientação do TCC: Artigo Científico

 

Educação Ambiental

educa-ambiental

Aprovado pela Resolução PG Nº 05 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Desenvolver a capacidade de compreensão da temática ambiental de forma holística e interdisciplinar, capacitando profissionais de todas as áreas de formação para o ensino da educação ambiental como uma das ferramentas para a construção de sociedades sustentáveis.

PÚBLICO-ALVO: Portadores de diploma de nível superior que tenham interesse nos estudos sobre educação ambiental. Aos jovens, interessados em complementar sua formação para atender os requisitos do mercado de trabalho. Aos mais experientes, que não receberam um treinamento formal na área, mas que no cotidiano das escolas, empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor, recebem uma demanda crescente de atividades desafiadoras relativas ao assunto.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular  

  • Metodologia da Pesquisa em Educação
  • Didática do Ensino Superior
  • Pluralismo Cultural
  • Teorias e Tendências Pedagógicas
  • Teorias Cognitivas da Aprendizagem
  • Ecologia e Biodiversidade
  • Educação Ambiental e Cultura
  • Educação Ambiental e Transversalidade
  • Política e Legislação Ambiental
  • Projetos Pedagógicos em Educação Ambiental
  • Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental
  • Oficina: Arte-educação, Cultura e Reciclagem na Escola
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Educação Especial e Inclusiva

educ-inclusiva

 

Aprovado pela Resolução  PG Nº 33 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVOS: O Curso especializa o profissional da educação e áreas afins para atuar, eficientemente, nessa área, promovendo diferentes ações e procedimentos para o atendimento as necessidades educacionais de portadores de algum tipo de deficiência, de forma a ampliar seu repertório teórico e fundamentar as ações pedagógicas.
PÚBLICO-ALVO: O curso é destinado aos profissionais da educação e outras áreas afins.
Carga horária: 450 horas

Matriz curricular        

  • Educação Especial e Inclusiva no Brasil
  • Educação Inclusiva e políticas Públicas
  • TODA/H e outros transtornos associados
  • Síndrome de Irlen e Dificuldades de aprendizagem
  • Fala e Gagueira
  • Dislexia e Desenvolvimento da Escrita
  • Adaptações Curriculares
  • Psicomotricidade
  • Metodologia da Pesquisa
  • Legislação
  • Deficiência Mental e Intelectual
  • Altas habilidades e Superdotação
  • Deficiência Sensorial
  • Deficiência Física e Motora
  • Autismo e Síndrome de Asperger
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Educação Inclusiva

educa-inclusiva

Aprovado pela Resolução PG Nº 06 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Oferecer aos profissionais da área subsídios para atuarem na prática da educação especial inclusiva, adotando metodologias inovadoras para que os professores possam através de uma base teórica e de experiências, trabalhar e construir mecanismos pedagógicos interdisciplinares a partir dos quais os conteúdos curriculares são abordados de forma diferenciadas com a finalidade de responder aos diversos estilos e provendo aos participantes de uma visão abrangente e atualizada da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, no contexto do atendimento educacional especializado;

PÚBLICO-ALVO: Portadores de diploma de nível superior de qualquer área de formação que tenham interesse nos estudos sobre educação especial e inclusão. Tanto aos jovens, interessados em complementar suas formações para atender os requisitos do mercado de trabalho, como aos mais experientes, que não receberam um treinamento formal na área, mas que no cotidiano das escolas, empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor, recebem uma demanda crescente de atividades desafiadoras relativas ao assunto.

Carga horária: 450 horas

 

Matriz curricular           

  • Teorias e Tendências Pedagógicas
  • Pluralismo Cultural
  • Teorias Cognitivas da Aprendizagem
  • Didática do Ensino Superior
  • Metodologia da Pesquisa em Educação
  • Políticas de Educação Especial: da exclusão a inclusão
  • Estudo do Desenvolvimento Humano na Perspectiva Inclusiva
  • Contexto Familiar na Diversidade
  • Deficiência Auditiva
  • Deficiência Visual
  • Deficiência Física
  • Deficiência Intelectual
  • Altas Habilidades
  • Deficiências Psicossociais (TDAH, TC, TIDs)
  • Um Novo Olhar para as Dificuldades de Aprendizagem
  • Práticas de Leitura e Escrita na Diversidade
  • Avaliação na Perspectiva Inclusiva
  • As Relações Intra e Interpessoais na Escola das Diferenças
  • Estágio Supervisionado
    *Orientação do Artigo Científico
Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado

educa-inclusiva

Aprovado pela Resolução PG Nº 49 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: O curso AEE serve para identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, eliminando barreiras para a plena participação do aluno. O intuito é aperfeiçoar o profissional da educação para que desenvolva em sua prática a integração social.

 

PÚBLICO-ALVO: Professores que atuam na educação básica e graduados em Pedagogia e outros cursos de outras áreas de licenciatura.

Carga horária: 700 horas
Matriz curricular    

  • Educação Especial e Inclusiva no Brasil 30h
  • Educação Inclusiva e Políticas Públicas 30h
  • TDA/H e Outros Transtornos Associados 30h
  • Síndrome de Irlen e Dificuldades de Aprendizagem 30h
  • Fala e Gagueira 15h
  • Dislexia e Desenvolvimento da Escrita 30h
  • Adaptação Curricular 15h
  • Psicomotricidade 30h
  • Metodologia da Pesquisa Científica 15h
  • Legislação 30h
  • Deficiência Mental e Intelectual 30h
  • Altas Habilidades e Superdotação 15h
  • Deficiência Sensorial 30h
  • Deficiência Física e Motora 30h
  • Autismo e Síndrome de Asperger 30h
  • Orientação do TCC: Artigo Científico

 

Educação Infantil

Educa-Infantil

Aprovado pela Resolução PG Nº 07  de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Abordar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a educação infantil, visando à melhoria da educação oferecida às crianças atendidas nesta fase da escolaridade. Neste Curso o profissional ampliará seu conhecimento e consequentemente enriquecerá sua prática pedagógica.

PÚBLICO-ALVO: Educadores, Gestores e demais profissionais da área da educação que atuem ou tenham interesse na área da Educação Infantil.

 Carga horária: 450 horas
Matriz curricular   

  • Fundamentos da Educação Infantil
  • Fundamentos Psicológicos da Infância
  • Metodologia da Pesquisa I
  • Políticas Públicas da Infância
  • Formação Docente para a Diversidade
  • Planejamento Escolar e Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil
  • Linguagem Oral, Escrita e a Matemática na Educação Infantil
  • A arte de contar histórias e a música na Educação Infantil
  • Artes e Educação Infantil
  • Metodologia da Pesquisa II
  • Psicomotricidade, Recreação e Jogos
  • Importância da relação entre creches, pré-escolas e família
  • Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Gestão e Coordenação Escolar

gestao-escolar

Aprovado pela Resolução PG Nº 08 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Capacitar o profissional para a Gestão Escolar (Direção, Coordenação e Supervisão), proporcionando-lhe conhecimentos teóricos e metodológicos, em consonância com a práxis pedagógica e científica numa perspectiva democrática com base na resolução nº 427/2008 do Conselho Estadual de Educação do Ceará e artigo 64 da Lei 9394/96.

PÚBLICO-ALVO: Portadores de diploma de nível superior, Pedagogos, Psicólogos, Sociólogos, Orientadores Educacionais, Profissionais na área de educação que tenham interesse na área de Gestão Educacional.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular   

  • Pluralismo Cultural nos Processos Educacionais
  • Didática do Ensino Superior
  • Das Teorias e Tendências Pedagógicas á Prática Pedagógica
  • Teorias Cognitivas da Aprendizagem
  • Metodologia da Pesquisa em Educação
  • Políticas Educacionais e Gestão Democrática
  • Planejamento Educacional
  • Avaliação Institucional
  • Coordenação e Supervisão Escolar
  • Gestão de Pessoas (RH) na Escola
  • Gestão de Recursos Patrimoniais na Escola
  • Gestão de Recurso Financeiros na Escola
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Gestão Escolar

gestao-escolar

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 48 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: O Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar pretende oferecer experiências de aprendizagem que superem a dicotomia entre teoria e prática, as fragmentações curriculares e o distanciamento que ocorre entre o saber e o fazer educacional. Essa superação requer equilíbrio entre o domínio de conteúdos científicos e culturais e sua adequação às funções técnicas não docentes, na área gerencial ou pedagógica, que são necessárias para o bom funcionamento da escola. Na perspectiva de articulação entre teoria e prática, espera-se que, além de conhecimento em diferentes áreas científicas, linguísticas e culturais, os futuros profissionais dominem também metodologias e técnicas, especialmente aquelas necessárias.

 

PÚBLICO-ALVO: O candidato obrigatoriamente deverá ser portador de Diploma de Licenciatura reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC.

Carga horária: 450 horas
Matriz curricular     

  • Fundamentos Filosóficos; Políticos e Sociais da Gestão Educacional
  • História da Educação, História Política e Sociedade
  • Escola e Sociedade
  • Metodologia Científica / Estágio Supervisionado
  • Políticas Públicas em Educação
  • Planejamento e Teoria do Currículo
  • Avaliação da Educação e da Aprendizagem
  • Currículo Estruturado: Implementação de programas pedagógicos
  • Didática / Profissão Docente
  • Avaliação Formativa e Institucional
  • Necessidades Educacionais Especiais
  • Gestão Educacional: Direção , Coordenação e Orientação
  • Gestão Educacional: Supervisão Escolar, Organização Escolar e Liderança
  • Ética Educacional
  • Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Língua Brasileira de Sinais

libras

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 37 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
Objetivo: O curso de Pós-Graduação em Libras tem por objetivo formar especialistas que saibam desenvolver a importância do domínio da língua de sinais para o processo de mudança e inclusão de deficientes auditivo, bem como para o surdo, na escola e na sociedade, garantindo a esta população eficiência no ensino-aprendizagem, e em suas comunicações no dia a dia.
Público-Alvo: Profissionais da educação, professores licenciados em Pedagogia ou Normal Superior, diretores de escolas, fonoaudiólogos, e de outras áreas afins.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular   

  • Metodologia de Ensino e Escrita de Sinais
  • História da Educação de Surdos – Libras V
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Fonética e Fonologia Semântica e Pragmática
  • Tecnologias da Educação Sociedade e Desenvolvimento Humano
  • Literatura Visual – Aquisição da Linguagem
  • Teoria da Educação e Estudos Surdos – História, Cultura e Patrimônios Regionais
  • Linguística Geral – Metodologia da Pesquisa
  • Libras I – Narração e discurso em Libras
  • Libras II – Contextualização
  • Libras III – Tradução e Interpretação
  • Libras IV – Deficiência Auditiva
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
MBA em Docência e Metodologia do Ensino Superior

doc-ens-superior

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 47 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Formar adequadamente docentes que atuam ou atuarão em Instituições de Ensino Superior de maneira competente, responsável e comprometida. O curso visa promover a formação de profissionais qualificados que desejam atuar como docentes, por meio de uma formação pedagógica abrangente, atualizada e de qualidade, proporcionando aos alunos o aprimoramento profissional para o exercício da docência e gestão nas Universidades e Faculdades, sejam elas públicas e /ou privadas.

PÚBLICO-ALVO: Professores ou quaisquer outros profissionais que já atuam como também aqueles que pretendem atuar no magistério do ensino superior, na perspectiva de oferecer subsídios para o exercício crítico, criativo e competente de suas atividades. O profissional de ensino encontra no MBA EM DOCÊNCIA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR subsídios para o exercício crítico, criativo e competente das atividades docentes, podendo desenvolver atividades docentes em Instituições de Ensino Superior (cursos de graduação e/ou pós-graduação) ou atuar em consultorias de treinamento e capacitação de professores no processo de formação continuada.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular 

  • Planejamento e gestão na educação superior
  • Avaliação institucional e da aprendizagem
  • Metodologia da pesquisa em educação
  • Didática do ensino superior: multidimensionalidade da docência
  • Teorias cognitivas da aprendizagem
  • Inteligência emocional: liderança e gestão de conflitos na sala de aula
  • Fundamentos da educação superior no brasil
  • Projeto político-pedagógico: uma necessidade universitária.
  • Políticas do ensino superior: novos paradigmas da educação
  • Oficina I: leitura e construção textual de materiais didáticos
  • Oficina II: retórica e oratória
  • Oficina III: saúde docente: voz e trabalho
  • Oficina IV- corpo em movimento :práticas inovadoras e criativas
  • Aspectos sociológicos, antropológicos e filosóficos da educação
  • Tecnologias educacionais e ead: realidade de sala de aula
  • Estágio supervisionado no ensino superior
  • Ciência e ética: abordagem crítica do ensino superior
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Neurociência Aplicada à Educação

Neurociencia

Aprovado pela Resolução  PG Nº 24 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: A área da Neurociência vem conquistando um espaço cada vez mais respeitável e acentuado no cenário nacional e, conseqüentemente, a demanda por profissionais qualificados tem se tornado crescente. Este curso foi criado para formar profissionais especializados e capacitados em intervir nas unidades escolares, clínicas, hospitalares e demais campos dos saberes.

 

PÚBLICO-ALVO: Profissionais Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e graduados em outras áreas afins interessados na área da Neurociência.

Carga horária: 450 horas
Matriz curricular  

  • Introdução a Neuroaanatomia
  • Bioética nas Neurociências
  • Bases Celulares do Funcionamento do Sistema Nervoso
  • Sensibilidade e Percepção
  • Motricidade
  • Metodologia Científica
  • Desenvolvimento Psicomotor e Psicomotricidade
  • Memória e Atenção
  • Neuroeducação e Aprendizagem
  • Aprendizagem e Inteligência
  • Processos Cognitivos em Linguagem
  • Distúrbios do Sistema Nervoso
  • Distúrbios de Aprendizagem
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

Neuropsicopedagogia

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 01 de 31/08/2018

 

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVO: A especialização abrange uma gama diversificada de teorias, dentro da perspectiva histórica do conhecimento sobre a relação cérebro, mente e aprendizado; emergência de uma nova ciência; mitos sobre o funcionamento cerebral e seus impactos sobre a educação, entre outros. O curso foi idealizado para educadores e demais profissionais interessados no funcionamento cerebral em relação direta com o processo de aprendizagem. E, acima de tudo, para quem quer um lugar de destaque para sua carreira, bem como crescimento profissional e pessoal em instituições de ensino, empresas, hospitais e clínicas.

PÚBLICO-ALVO: Nessa perspectiva, a IES, envolvida com as questões educacionais do país em suas diversas regiões, e sentindo-se responsável pela formação de uma parcela da população destinada ao exercício profissional de NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL, propõe, para todos os portadores de diploma de nível superior em licenciatura, Profissionais graduados em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, entre outros cursos de áreas afins.

Carga horária: 700 horas
Matriz curricular   

01- Didática do Ensino Superior -30h
02- Fundamentos da Neurologia e Neuropsicopedagogia-30h
03- Metodologia da Pesquisa em Educação-30h
04- Teorias Cognitivas da Aprendizagem -30h
05- Neurociências das Emoções- 30h
06- Neurociências da Linguagem-30h
07- Psicomotricidade Relacional-30h
08- Sistema Nervoso e Cérebro: Organização Anatômica e Funcional-30h
09- Arteterapia com Crianças e/ou Idosos-30h
10- Terapias Alternativas – 30h
11- OFICINA I – Tecnologias Assistivas -30h
12- OFICINA II – TEA-Transtorno de Espectro Autista -30h
13- Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem-30h
14- Coaching /Psicologia Positiva aplicada à Neuropsicopedagogia-30h
15- SEMINÁRIO I:Liderança e Inteligência Emocional-30h
16- SEMINÁRIO II: Sexualidade Humana e Diversidade Cultural -30h
17- Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica-30h
18- Neuropsicopatologias e Neurociências aplicadas à Educação-30h
19- Educação Inclusiva e Deficiências Múltiplas-30h
20- Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem-30h
21- Estagio Supervisionado I – Neuropsicopedagogia Clínica-30h
22- Estágio Supervisionado II – Neuropsicopedagogia Institucional -30h
23- Orientação do TCC – Portfólio e/ou Artigo Científico-40h

 

Pedagogia Hospitalar

pedag-hospitalar

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 40 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVOS: Buscar práticas diferenciadas e a habilitação necessária para atuar em diferentes ambientes ligados a saúde como hospitais, clínicas, albergues e casas de apoio exigem a especialização do profissional da área. O curso de Pós-Graduação em Pedagogia Hospitalar promove a capacitação e desenvolvimento para atuar nestes espaços com o apoio das tendências atuais de educação.
PÚBLICO-ALVO: Profissionais com formação superior que já prestam ou pretendem prestar atendimento pedagógico especializado em hospitais.

Carga horária: 450 horas
Matriz curricular       

  • Sociedade, Saúde e Educação
  • Fundamentos da Educação
  • Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Fundamentos da Pedagogia Hospitalar
  • Psicologia das Relações:Tríade – família, Pedagogo e Hospital
  • Organização do Trabalho Pedagógico Hospitalar
  • Brinquedoteca Hospitalar
  • Arteterapia
  • Projetos Pedagógicos
  • Atividades Práticas
  • Ética Profissional
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Psicomotricidade, Ludicidade e Inclusão

motric-inclusao

 

Aprovado pela Resolução PG Nº PG Nº 16 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Capacitar os alunos para o exercício profissional da práxis psicomotora no âmbito educacional, promovendo a inter-relação dos conteúdos das ementas ao processo de assimilação da aprendizagem.

PÚBLICO-ALVO: Professores, Profissionais da Educação Física, Médicos, Enfermeiros, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, e/ou Profissionais de áreas afins.

Carga horária: 700 horas

Matriz curricular     

  • Didática do ensino superior
  • Pluralismo cultural
  • Teorias e tendencias pedagógicas
  • Teorias cognitivas da aprendizagem
  • Metodologia da pesquisa em educação
  • Epistemologia, histórico e conceitos da psicomotricidade
  • Bases psicogenéticas da psicomotricidade
  • Bases psicanalíticas da psicomotricidade
  • Bases neuropsicológicas do desenvolvimento psicomotor
  • Lucididade e as relações psicomotoras
  • Transtornos psicomotores
  • Anamnese e avaliação psicomotora
  • Relação com os objetos e vivências psicomotoras
  • Estágio em psicomotricidade
  • Psicomotricidade aquática
  • Oficina de inclusão I – orientação e mobilidade –braille
  • Educação e desenv. de alunos surdos –múltiplas deficiências
  • Oficina de inclusão II- libras
  • Relações psicomotoras e práticas circenses
  • Oficina de inclusão III- práticas circenses
  • Ludopedagogia e educação infantil
  • Oficina IV- a arte de ensinar pelo lúdico
  • Orientação do TCC: Artigo Científico e Portfólio
Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar

psicopedagogia

Aprovado pela Resolução PG Nº 46 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO:  Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: O objetivo do curso visa capacitar o profissional com amplos conhecimentos teóricos e interdisciplinares no entendimento das dificuldades de aprendizagem em diferentes contextos. O especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar deverá ter uma visão crítica dos temas e questões da aprendizagem, possibilitando um desenvolvimento psicopedagógico ético, que possa amenizar a situação de risco psicossocial de crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizado.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados na área da Educação e da Saúde interessados em aprimorar seu conhecimento para desenvolver-se na orientação e atendimento.

 Carga horária: 450 horas

Matriz curricular

  • Didática do Ensino Superior
  • Cognição e Aprendizagem
  • Bases Neurológicas da Aprendizagem
  • Metodologia da Pesquisa Científica / Estágio Supervisionado
  • Diversidade na Aprendizagem Discente com Necessidades Educacionais Especiais
  • Psicolinguística: Linguagens e Escrita
  • Dificuldade de Aprendizagem na Perspectiva Sócio Histórica
  • Introdução à Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar
  • Instrumentos para Avaliação Psicopedagógica Institucional/Diagnóstico
  • Psicopedagógico Institucional
  • Psicopedagogia Hospitalar: Funções e Competências
  • Organização do trabalho Psicopedagógico Hospitalar
  • Brinquedoteca Hospitalar / Estudo de Caso – Psicopedagogia Institucional e Hospitalar
  • Instrumentos para Avaliação Psicopedagogia Clínica / Diagnóstico
  • Psicopedagógico Clínico (I)
  • Diagnóstico Psicopedagógico Clínico (II) / Estudos de Caso
  • Processo de Ensino / Aprendizagem da Matemática / Jogos e Psicomotricidade
  • Relações Familiares: Vínculo Afetivo e Aprendizagem
  • Psicanálise dos Contos de Fadas
  • Técnicas de Intervenção
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Psicopedagogia Clínica, Institucional e Organizacional

psicopedagogia

 

Aprovado pela Resolução PG Nº PG Nº 17 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Possibilitar aos alunos a análise, intervenção e compreensão do processo educativo, relacionando as teorias psicopedagógicas às práticas pedagógicas sem perder de vista a pluralidade cultural, as diferenças, a reorganização do tempo e do espaço escolar e extra-escolar.

PÚBLICO-ALVO: Portadores de diploma de nível superior, Pedagogos, Psicólogos, Orientadores Educacionais, Professores da Educação Infantil e Creches, Alfabetizadores, Assistentes Sociais e Profissionais na área de educação e saúde que tenham interesse na área de Psicopedagogia.

Carga horária: 700 horas

Matriz curricular      

  • Didática do Ensino Superior
  • Pluralismo Cultural nos Processos Educacionais
  • Teorias e Tendências Pedagógicas
  • Teorias Cognitivas da Aprendizagem
  • Metodologia da Pesquisa em Educação
  • Fundamentos Bio-Psico Sociais do Desenvolvimento Humano
  • Psicopedagogo: formação e profissionalização
  • Competências Intra e Interpessoais
  • Linguagens, Comunicação e Psicomotricidade.
  • Contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia
  • Dinâmica Famíliar e Psicopedagogia: uma abordagem sistêmica
  • Psicopedagogia e Inclusão
  • Oficina Psicopedagógica I – Arte Terapia
  • Oficina Psicopedagógica II- Biodança
  • Os Processos de Aprendizagens da Matemática
  • Os Processos de Aprendizagens da Leitura e da Escrita
  • Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica
  • Estágio Clínico
  • Relações Interpessoais e Dinâmica de Grupo
  • Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional
  • Estágio Institucional
  • Seminário Temático I: Saúde Mental e Qualidade de Vida
  • Seminário Temático II: Liderança
  • Orientação do TCC-Artigo Científico e Portfólio