Saúde

Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

RESOLUÇÃO PGN. 04, DE 26 DE MAIO DE 2020.

COORDENAÇÃO:  Cleison Rabelo e Adryana Trummer

CARGA HORÁRIA: 510 h/a

Duração: 18 meses.

OBJETIVO GERAL:

Conhecer e realizar uma reflexão teórica vivencial acerca dos fenômenos emocionais e psíquicos inerentes ao período da gestação, parto e puerpério.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Oferecer referencial teórico que possibilite a capacitação de profissionais para o atendimento perinatal;
  • Desenvolver habilidades relacionadas a técnicas e instrumentais para acompanhamento e atendimento no perinatal, parto e pós-natal, bem como os seus determinantes emocionais e psíquicos;
  • Exercitar atitudes voltadas para a assistência humanizada e psicossocial pautada em princípios éticos.

 

PÚBLICO ALVO: Graduados de todas as áreas

MATRIZ CURRICULAR

  • Fundamentos Teóricos em Psicologia
  • Psicologia das Relações Familiares
  • Pesquisa em Psicologia
  • Psicologia e Políticas Públicas
  • Ética em Psicologia
  • Reprodução Humana I
  • Reprodução Humana II
  • Sexualidade Humana
  • Desenvolvimento Infantil
  • Atenção Interdisciplinar na Humanização do Parto e Nascimento
  • Aspectos psicológicos na gravidez
  • Psicologia e Tanatologia
  • Abordagem interdisciplinar na Humanização do Parto e Nascimento; Amamentação
  • Teorias e técnicas de atendimento em Psicologia
  • Língua Brasileira de Sinais- LBS
  • Trabalho de Conclusão de Curso- TCC

 

Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

 

Aprovado pela Resolução PGN.04, de 29 de junho de 2018.

A especialização abrange uma gama diversificada de teorias, dentro da perspectiva histórica do conhecimento sobre a relação cérebro, mente e aprendizado; emergência de uma nova ciência; mitos sobre o funcionamento cerebral e seus impactos sobre a educação, entre outros. Entre de cabeça em uma das profissões mais promissoras do mercado. Venha para a FACULDADE PLUS! O curso foi idealizado para educadores e demais profissionais interessados no funcionamento cerebral em relação direta com o processo de aprendizagem. E, acima de tudo, para quem quer um lugar de destaque para sua carreira, bem como crescimento profissional e pessoal em instituições de ensino, empresas, hospitais e clínicas.

PÚBLICO-ALVO: Nessa perspectiva, a IES, envolvida com as questões educacionais do país em suas diversas regiões, e sentindo-se responsável pela formação de uma parcela da população destinada ao exercício profissional de NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL, propõe, para todos os portadores de diploma de nível superior em licenciatura,Profissionais graduados em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, entre outros cursos de áreas afins.

Carga Horária Total: 700 h/a


 

Matriz Curricular

01- Didática do Ensino Superior -30h
02- Fundamentos da Neurologia e Neuropsicopedagogia-30h
03- Metodologia da Pesquisa em Educação-30h
04- Teorias Cognitivas da Aprendizagem -30h
05- Neurociências das Emoções- 30h
06- Neurociências da Linguagem-30h
07- Psicomotricidade Relacional-30h
08- Sistema Nervoso e Cérebro: Organização Anatômica e Funcional-30h
09- Arteterapia com Crianças e/ou Idosos-30h
10- Terapias Alternativas – 30h
11- OFICINA I – Tecnologias Assistivas-30h
12- OFICINA II – TEA-Transtorno de Espectro Autista -30h
13- Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem-30h
14- Coaching /Psicologia Positiva aplicada à Neuropsicopedagogia-30h
15- SEMINÁRIO I:Liderança e Inteligência Emocional-30h
16- SEMINÁRIO II: Sexualidade Humana e Diversidade Cultural -30h
17- Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica-30h
18- Neuropsicopatologias e Neurociências aplicadas à Educação-30h
19- Educação Inclusiva e Deficiências Múltiplas-30h
20- Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem-30h
21- Estagio Supervisionado I – Neuropsicopedagogia Clínica-30h
22- Estágio Supervisionado II – Neuropsicopedagogia Institucional -30h
23- Orientação do TCC – Portfólio e/ou Artigo Científico-40h

Administração Hospitalar e MBA Executivo em Gerenciamento Hospitalar

 

Administra-MBA-Hospitalar

Aprovado pela Resolução PG Nº 20 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Especializar profissionais para a gestão dos serviços em saúde em organizações públicas, privadas, gerais e especializadas, tais como hospitais, ambulatórios, consultórios e clínicas. O curso possibilita a compreensão das especificidades das organizações de saúde, no contexto das necessidades dos usuários e da área, e com domínio da operacionalização e de aplicação de ferramentas de gestão, potencializando a eficiência e a eficácia das unidades de saúde, e atendendo às exigências e características da tipologia de organizações existentes.

PÚBLICO-ALVO: Destina-se a administradores, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e/ou profissionais graduados que queiram ingressar na área.

Carga horária: 520 horas

Matriz curricular                 

  • Teorias Gerais da Administração
  • Administração Contemporânea e Financeira
  • Gestão de Recursos Humanos e Liderança de Equipes
  • Metodologia da Pesquisa Cientifica
  • Legislação hospitalar e do Consumidor
  • Hotelaria Hospitalar
  • Auditoria Hospitalar
  • Gestão de Suprimentos e Administração de Materiais em Organização de Saúde
  • Sistema de Informações Gerenciais nas Organizações Hospitalares
  • Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar
  • Gestão de Serviços em Enfermagem e Biossegurança
  • Marketing Aplicado a Administração Hospitalar
  • Gestão de Projetos
  • Gestão da Sistematização da Assistência de Enfermagem
  • Gerenciamento de Relações Interpessoais
  • Aspectos Éticos e Legais na Gestão de Enfermagem
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Auditoria em Saúde

Auditoria-Saude

Aprovado pela Resolução  PG Nº 27 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Proporcionar qualificação no âmbito de Especialização para atuação em Auditoria em Sistemas de Saúde.
Instrumentalizar o profissional para atuação no ensino, pesquisa, gestão e área operacional, relacionados à área de Auditoria em Saúde;
Fornecer subsídio teórico-prático e científico para o desempenho profissional, atendendo as novas expectativas e exigências do mercado de trabalho atual;
Proporcionar conhecimentos ao profissional para que o mesmo possa avaliar criticamente o uso e otimização de recursos, negociação e prática de auditoria em instituições públicas e/ou privadas de saúde.

 

PÚBLICO-ALVO: Graduados em Enfermagem, Medicina e outros profissionais, que desejem atuar em auditoria de saúde, seja em hospitais, clínicas, home-care, operadoras de saúde, pesquisa clínica, auditoria da qualidade, de contas, gerenciamento de protocolos e avaliação do sistema de saúde, planejamento, além de orientação das atividades de auditoria em instituições públicas e/ou privadas.

Carga horária: 450 horas
Matriz curricular    

         

  • Auditoria: Aspectos históricos e conceituais
  • Auditoria: Aspectos ético-legais
  • Sistemas de Saúde no Brasil
  • Metodologia da Pesquisa I
  • Auditoria Gerencial
  • Auditoria em Contas
  • Auditoria em Qualidade
  • Auditoria na Saúde Pública/SUS
  • Auditoria em Operadoras de Saúde
  • Metodologia da Pesquisa II
  • Auditoria em Enfermagem
  • Auditoria em Farmácia
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Centro Cirúrgico

Centro-cirurgico

Aprovado pela Resolução PG Nº 28 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

Objetivo: O curso tem por objetivo proporcionar aos enfermeiros especializados a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos nas áreas de centro cirúrgico, incluindo a recuperação anestésica e central de material e esterilização mediante a aquisição de conhecimentos técnico-científicos específicos.

 

Público-Alvo: Enfermeiros graduados, que atuem ou tenham interesse em atuar em Centro Cirúrgico, sala de Recuperação Anestésica ou Central de Material e Esterilização.

Carga horária: 450 horas
Matriz curricular       

  • Assistência de Enfermagem perioperatório
  • Educação em Saúde do Trabalhador de Centro Cirúrgico e Central de
  • Material e Esterilização
  • Aspectos Farmacológicos Aplicados ao Paciente Cirúrgico
  • Enfermagem em Centro de Material e Esterilização
  • Processo do Cuidar na Recuperação Anestésica
  • Competências Gerenciais em Bloco Operatório
  • Processo do Cuidar na Recuperação Anestésica
  • Processo do Cuidar/Educar do Paciente Cirúrgico
  • Aspecto Ética e legislação da enfermagem em Centro Cirúrgico
  • Biossegurança e Epidemiologia da Infecções de sítio Cirúrgico
  • Monitoramento Invasiva e Não Invasiva do Paciente Criticamente enfermo
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Clínica Médica

clinica-medica2

Aprovado pela Resolução PG Nº 29 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVOS: O curso visa aprimorar a formação do profissional da área de saúde através de fundamentos teórico e treinamento multidisciplinares a fim de capacitá-los e desenvolverem sólido conhecimento da especialidade para um desempenho profissional elevado no ensino, na pesquisa, na prática médica diária e suas relação com outras especialidades, além do aperfeiçoamento da relação médico-paciente.
PÚBLICO ALVO: Profissionais da área da Saúde.
Carga horária: 450 horas
Matriz curricular    

  • Introdução a Clínica Médica
  • Farmacologia Clínica
  • Epidemiologia e Vigilância em Saúde
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Suporte Básico de Vida e Socorro de Emergência
  • Avaliação por sintomas em Clínica Médica
  • Controle e prevenção da infecção
  • Ética e Bioética médica
  • Atuação em Enfermagem nas Emergências Clínicas
  • Atendimento aos Distúrbios Clínicos
  • Fatores de Risco na Prática Clínica
  • Avaliação e Raciocínio Clínico no Contexto Assistencial, Gerencial e Educativo de Enfermagem
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Clínica Médica + Centro Cirúrgico

clinica-medica

Aprovado pela Resolução PG Nº 30 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVOS: O curso tem por objetivo aprimorar a formação do profissional da área de saúde a ampliar os seus conhecimentos e capacitá-los a desenvolverem sólido conhecimento da especialidade para um desempenho profissional elevado aperfeiçoamento da relação médico-paciente.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais da área da saúde.
Carga horária: 450 horas

 Matriz curricular    

 

  • Introdução à Clínica médica
  • Farmacologia Clínica
  • Epidemiologia e Vigilância em Saúde
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Atuação em Enfermagem nas Emergências Clínicas
  • Avaliação por sintomas em Clínica Médica
  • Atendimento aos Distúrbios Clínicos
  • Assistência de Enfermagem perioperatório
  • Educação em Saúde do Trabalhador de Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização
  • Aspectos Farmacológicos Aplicados ao Paciente Cirúrgico
  • Enfermagem em Centro de Material e Esterilização
  • Processo do Cuidar na Recuperação Anestésica
  • Processo do Cuidar/Educar do Paciente Cirúrgico
  • Aspecto Ética e legislação da enfermagem em Centro Cirúrgico
  • Biossegurança e Epidemiologia da Infecções de sítio Cirúrgico
  • Monitoramento Invasiva e Não Invasiva do Paciente Criticamente enfermo
  • Orientação do TCC: Artigo Científico

 

Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior na área da Saúde

docwncia-ens-medio

Aprovado pela Resolução  PG Nº 31 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Possibilitar a graduados e bacharéis na área da saúde a oportunidade de se atualizar em relação à prática docente, de modo que possa aplicar os novos aprendizados de conteúdo, métodos e técnicas às especificidades do profissional. Devido ao acelerado desenvolvimento das ciências e da tecnologia nos tempos atuais, a necessidade de especialização e atualização é uma constante na realidade do profissional egresso dos cursos superiores.
A carência de profissionais com formação pedagógica, induz muitas escolas voltadas para a formação de profissionais em áreas técnicas na área da saúde, à estruturar o seu corpo docente com profissionais com grande conhecimento em seu campo específico; mas com grandes lacunas no campo do ensino e da educação.
Em face dessa constatação, cabe às Instituições de Ensino Superior atender as solicitações exigidas, nesse caso específico é o CEE de acordo com a indicação 64/2007, aprovada em 28/02/07, que exige que o enfermeiro faça uma capacitação pedagógica, já que falta a prática educativa e sem a comprovação, o profissional não poderá lecionar.

PÚBLICO-ALVO: Graduados e Bacharéis na área da Saúde.

Carga horária: 450 horas
Matriz curricular  

  • Didática para o Ensino Médio, Técnico e Superior
  • Metodologia Científica e da Pesquisa
  • Políticas Educacionais no Brasil
  • Implantação de Projetos Pedagógicos
  • Proposta Pedagógica e Planejamento de Ensino
  • Teoria e Avaliação da Aprendizagem
  • Filosofia da Educação
  • Concepções Atuais da Educação
  • Sociologia, Ética e Cidadania
  • Tecnologia Educacional
  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
  • Prática e Metodologia de Ensino
  • Gestão de Escolas Técnicas
  • Educação e Formação Profissional
  • Estágio Supervisionado
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Enfermagem do Trabalho

enfermagem-trabalho

 

Aprovado pela Resolução  PG Nº 34 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVOS: Capacitar profissionais graduados para enfrentamento dos fatores de riscos ocupacionais, aprofundando nas questões ligadas à saúde do trabalhador, desenvolvendo habilidades especificas. Os profissionais desta área podem atuar em ambulatórios de saúde ocupacional de empresas de diversos segmentos como também executar atividades que envolvam prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação do trabalhador, bem como atenção aos princípios de sustentabilidade.
PÚBLICO-ALVO: Profissionais na área de enfermagem.

Carga horária: 450 horasMatriz curricular      

  • A Enfermagem do trabalho: origem e evolução
  • Administração de Enfermagem do setor de Saúde do Trabalhador
  • Implementação da assistência de Enfermagem ao Trabalhador
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Epidemiologia e Introdução a Saúde do Trabalhador
  • Gerenciamento Social e Ambiental
  • Processo de Cuidar na Enfermagem do Trabalho
  • Saúde, Segurança, Higiene e Qualidade de vida
  • Processo de Enfermagem na Saúde Ocupacional
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde Ocupacional
  • Saúde Mental no Trabalho
  • Planejamento e Gerenciamento de Emergências, Desastres e Epidemias
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
ESF-Estratégia Saúde da Família + MBA Executivo em Gerenciamento em Saúde

saude-familia

Aprovado pela Resolução PG Nº 35 de 20/07/2017

 
COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: O curso tem como objetivo capacitar profissionais para desenvolverem atividades específicas da atenção primária e secundária à saúde por meio do conhecimento do Sistema Único de Saúde e dos programas do Ministério da Saúde relacionados a cada fase de vida do ser humano, compreendido em sua totalidade. Também visa o conhecimento do Programa Saúde da Família como estratégia de substituição do modelo vigente, plenamente sintonizada com os princípios do SUS.

PÚBLICO-ALVO: O curso destina-se a profissionais de nível universitário com graduação na área da Saúde e Ciências Humanas, sendo que seus conselhos de classe reconheçam a Saúde Pública como especialidade tais como: Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Graduados em Curso de Ensino Superior na área de Saúde que desejam atuar no sistema público de saúde com práticas de trabalho que contemplem o novo modelo assistencial com ênfase na vigilância à saúde.

 

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular

  • Bioética
  • Bioestatística
  • Políticas de Saúde
  • Condutas de Urgência e Emergência
  • Educação em Saúde
  • Metodologia no Ensino Superior
  • Didática do Ensino Superior
  • Saúde do Adulto e do Idoso
  • Saúde da Mulher
  • Abordagem Bio-psico-social da Saúde da Criança e do Adolescente
  • Trabalhando com Famílias
  • Organização dos Serviços com Ênfase na Estratégia de Saúde da Família
  • Psicologia Aplicada à Atenção Primária à Saúde
  • Vigilância Epidemiológica
  • Vigilância Sanitária
  • Administração dos Serviços de Saúde e Modelo Assistencial de Saúde
  • Auditoria em Saúde
  • Gestão Aplicada às Pessoas
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Geriatria

pos-geriatria

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 21 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: O Curso tem como objetivo capacitar profissionais para sua atuação profissional em atendimento a idosos, como também, o comprometimentos com a promoção da qualidade de vida da terceira idade e prevenção de doenças crônico-degenerativas. O profissional após conclusão do curso poderá participar de ações de assistência à saúde do idoso e sua família e fazer parte de equipe multiprofissional de atenção à saúde do idoso.

 

PÚBLICO-ALVO: Psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, enfim, a todos os graduados que tenham interesse em obter conhecimentos na área do envelhecimento.

Carga horária: 450 horas
Matriz curricular     

  • Tendências e Perspectiva da Geriatria e Gerontologia no Brasil
  • Avaliação Geriátrica Funcional
  • Prática clínica, meio ambiente e sustentabilidade
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Farmacologia e Terapêutica do Idoso
  • Introdução a Geriatria
  • Neurogeriatria
  • Psicogeriatria
  • Cardiogeriatria
  • Endocrinogeriatria
  • Idoso no Ambiente Hospitalar
  • Fundamento da Reabilitação do Idoso
  • Ética e Pesquisa em Geriatria
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Geriatria + MBA Executivo em Gerenciamento Hospitalar

pos-mba-geriatria

 

Aprovado pela Resolução PG Nº PG Nº 22 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: O Curso tem como objetivo capacitar profissionais para sua atuação profissional em atendimento a idosos, como também, o comprometimentos com a promoção da qualidade de vida da terceira idade e prevenção de doenças crônico-degenerativas. O profissional após conclusão do curso poderá participar de ações de assistência à saúde do idoso e sua família e fazer parte de equipe multiprofissional de atenção à saúde do idoso.
Especializar profissionais para a gestão dos serviços em saúde em organizações públicas, privadas, gerais e especializadas, tais como hospitais, ambulatórios, consultórios e clínicas. O curso possibilita a compreensão das especificidades das organizações de saúde, no contexto das necessidades dos usuários e da área, e com domínio da operacionalização e de aplicação de ferramentas de gestão, potencializando a eficiência e a eficácia das unidades de saúde, e atendendo às exigências e características da tipologia de organizações existentes.

 

PÚBLICO-ALVO: Psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, enfim, a todos os graduados que tenham interesse em obter conhecimentos na área do envelhecimento.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular  

  • Tendências e Perspectiva da Geriatria e Gerontologia no Brasil
  • Avaliação Geriátrica Funcional
  • Prática clínica, meio ambiente e sustentabilidade
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Neurogeriatria
  • Psicogeriatria
  • Cardiogeriatria
  • Endocrinogeriatria
  • Idoso no Ambiente Hospitalar
  • Ética e Pesquisa em Geriatria
  • Sistema de Informações Gerenciais nas Organizações Hospitalares
  • Gestão de Serviços em Enfermagem e Biossegurança
  • Gestão de Projetos
  • Gestão da Sistematização da Assistência de Enfermagem
  • Gerenciamento de Relações Interpessoais
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
MBA em Gestão e Gerenciamento Hospitalar

WhatsApp Image 2018-09-10 at 18.40.10

Aprovado pela Resolução PG Nº 02 de 10/09/2018

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Especializar profissionais para a gestão dos serviços em saúde em organizações públicas, privadas, gerais e especializadas, tais como hospitais, ambulatórios, consultórios e clínicas. O curso possibilita a compreensão das especificidades das organizações de saúde, no contexto das necessidades dos usuários e da área, e com domínio da operacionalização e de aplicação de ferramentas de gestão, potencializando a eficiência e a eficácia das unidades de saúde, e atendendo às exigências e características da tipologia de organizações existentes.

PÚBLICO-ALVO: Destina-se a administradores, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e/ou profissionais graduados que queiram ingressar na área.

Carga horária: 620 horas

Matriz curricular

• Teorias Gerais da Administração 30
• Administração Contemporânea e Financeira 30
• Gestão de Recursos Humanos e Liderança de Equipes 30
• Metodologia da Pesquisa Cientifica 30
• Legislação hospitalar e do Consumidor 30
• Hotelaria Hospitalar 30
• Auditoria Hospitalar 30
• Gestão de Suprimentos e Administração de Materiais em Organização de Saúde 30
• Sistema de Informações Gerenciais nas Organizações Hospitalares 30
• Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar 30
• Gestão de Serviços em Enfermagem e Biossegurança 30
• Marketing Aplicado a Administração Hospitalar 30
• Gestão de Projetos 30
• Gestão da Sistematização da Assistência de Enfermagem 30
• Gerenciamento de Relações Interpessoais 30
• Arteterapia 30
• Coaching, Liderança e Motivação 30
• Empreendedorismo 30
• Aspectos Éticos e Legais na Gestão de Enfermagem 30
• Orientação do TCC: Artigo Científico 50

Obstetrícia

Obstetricia

Aprovado pela Resolução PG Nº 39 DE 20/07/2017

 

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: O curso proporciona ao profissional o conhecimento necessário para a assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal, no parto normal e natural e na assistência imediata ao recém-nascido. Também oferece subsídios para o gerenciamento da prática obstétrica e de unidades de assistência obstétrica, visando a realização de mudanças impactantes nos serviços prestados.

PÚBLICO-ALVO: Graduados em Enfermagem e profissionais da área da saúde.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular         

  • Gerenciamento em Enfermagem
  • Intervenções Praticas no Cuidado Pré-natal
  • Semiologia Obstétrica
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Processo Educativo em Enfermagem
  • Patologia Obstétrica
  • Enfermagem Obstétrica
  • Enfermagem no Ciclo Gravídico-Puerperal
  • Enfermagem nas Gestações de Alto Risco e Emergências Obstétricas
  • Prática Assistencial à Saúde da Mulher
  • Assistência no Parto e Nascimento
  • Indicadores de Saúde na População Feminina
  • Orientação do TCC: Artigo Científico

 

Radiologia Diagnóstica e Cardiologia Radiológica

Radiologia-Diagnostica

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 41 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVOS: Oferecer uma nova opção de ensino, com um programa teórico, englobando as técnicas aplicadas para processamento, análise e reconhecimento da anatomia nas imagens radiológicas geradas pelos equipamentos do setor de diagnóstico por imagens. Aprimorar técnicas-científicas, para atuarem nas Unidades de Cardiologia, seja no serviço público quanto privado, tornando-o mais qualificado para o atendimento ao paciente cardiopata.
Público-Alvo: Candidatos diplomados em cursos de graduação em enfermagem.
Carga horária: 450 horas
Matriz curricular                    

  • Serviço e Política de Saúde
  • História da Radiologia, Exames no Diagnóstico por imagem, Efeitos da
  • Radiação
  • Assistência de Enfermagem nos Procedimentos do Diagnóstico por Imagem
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Saúde dos trabalhadores nos Setores da Radiologia
  • Efeitos da Radiação
  • Patologia Geral e Radiológica
  • Procedimentos intervencionistas e Emergências
  • Bioestatística para Radiologia
  • Anatomia e Fisiologia do Sistema Cardiovascular e Aterosclerose
  • Vias de Acesso na Intervenção Percutânea: Anatomia, Técnica e Complicações
  • Cinecoronariografia: Princípios, Indicações, Angiografia Coronária, Estudo de Câmeras Cardíacas Direita e Esquerda, Manometria e Oximetria
  • Farmacoterapia Adjunta na Intervenção Coronária
  • Angioplastia CoronariaTransluminalPercutanêa: Indicação Clínicas e Dispositivos: Sent Convencional e Famalógico, UltrassonIntracoronário (IVUS), Reserva de Fluxo Fracionado (FFR)
  • Intervenções Estruturais: Abordagem Percutânea da Valvopatia Aórtica e Mitral; Abordagem Percutânea nas
  • Principais Cardiopatias Congênitas
  • Intervenções Extra Cardíaca
  • Diagnóstico e Tratamento Percutâneo das Arritmias Cardíacas
  • Gerenciamento de Enfermagem no Laboratório de Hemodinâmica
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Saúde Coletiva

saude-coletiva

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 18 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVO: Capacitar profissionais em nível de Especialização (pós-graduação lato sensu), dotando-os de instrumentos que lhes permitam operar crítica e analiticamente, desde o planejamento, organização até a execução de ações da saúde.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais portadores de diploma de nível superior nas áreas de Saúde, Exatas e Humanas.

 Carga horária: 450 horas

Matriz curricular   

 

  • Saúde, Ambiente e Sociedade
  • Pesquisa em Saúde: abordagens metodológicas
  • Estatística Aplicada à Saúde
  • Didática do Ensino Superior
  • Antropologia da Saúde
  • Economia da Saúde
  • Ações educativas em Saúde
  • Informática: tecnologias aplicadas à saúde
  • Políticas e Planejamento em Saúde
  • Organização dos Sistemas e Serviços de Saúde
  • Métodos Epidemiológicos
  • Avaliação dos Serviços de Saúde
  • Sistemas de Informação em Saúde
  • Estratégia de Saúde da Família: desafios e perspectivas
  • Saúde Coletiva no Ciclo Vital
  • Saúde do Trabalhador
  • Vigilância Sanitária
  • Saúde Mental
  • Saúde Materno-Infantil
  • Seminários Avançados: saúde bucal
  • Seminários Avançados: bioética
  • Seminários Avançados: situação nutricional-alimentar
  • Orientação para Artigo Científico
Saúde Mental, Stress e Dependência Química

saude-mental

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 42 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVOS: Estimular o autoconhecimento para facilitar a identificação de fatores que possam interferir no relacionamento com o paciente, o cliente, a família ou a equipe multiprofissional; Identificar e exercer com competência o papel de enfermeiro nas terapias somáticas e psicossociais e na reabilitação psicossocial; Instrumentar os alunos quanto ao trabalho em equipe multidisciplinar e oferecer subsídios para o gerenciamento da assistência de Enfermagem a pacientes com sofrimento psíquico ou transtorno mental e de unidades psiquiátricas, visando realizar mudanças impactantes nos serviços prestados.
PÚBLICO-ALVO: Graduados e bacharéis na área da Saúde.
Carga horária: 450 horas
Matriz curricular         

  • Didática do Ensino Médio, Técnico e Superior
  • Histórias e paradigmas em Saúde Mental
  • Metodologia da Pesquisa Científica (Aplicada a Saúde Mental)
  • Organização da Atenção em Saúde Mental
  • Saúde Mental e Saúde Pública
  • Psicologia em Saúde Mental
  • Semiologia e Psicopatologia Geral
  • Atenção Psicossocial
  • Saúde Mental e Bioética
  • Trabalho Multiprofissional em saúde Mental
  • Dependência Química: Alcoolismo e Drogas
  • Stress e Saúde Mental
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Saúde Pública, da Família e do Idoso

saude-publica-idoso

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 11 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

PÚBLICO-ALVO: O curso de especialização em SAÚDE PÚBLICA DA FAMÍLIA E DO IDOSO, é voltado para profissionais que atuam em enfermagem, medicina, nutrição, psicologia, farmácia, biomedicina, fisioterapia, educação física, educação, gestão hospitalar e áreas afins.

OBJETIVOS: Capacitar profissionais para atuarem em instituições na área de gestão relacionados com o Programa Saúde da Família, desenvolvendo atividades de prevenção das doenças e de promoção e recuperação da Saúde permitindo-os aplicar seus conhecimentos em organizações deste setor. Espera-se que especialista desta área desenvolva habilidades para resolução de problemas na área da saúde da família, buscando soluções para os mesmos; desenvolvendo competências gerenciais para aplicar técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular  

  • Didática do ensino superior
  • Metodologia da pesquisa em saúde
  • Políticas e planejamento em saúde
  • Saúde da família: desafios e perspectivas
  • Bioética
  • Oficina I: saúde da voz no trabalho
  • Oficina II- práticas criativas no trabalho de prevenção
  • Oficina III: atividade física para terceira idade
  • Oficina IV: aspectos relacionais e qualidade de vida
  • Processos sociais: assistência social e saúde
  • Organização dos sistemas e serviços de saúde
  • Políticas públicas de saúde no Brasil
  • Programa de saúde da família (psf) e a saúde mental
  • Terapia ocupacional em saúde mental
  • Antropologia da saúde
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
Serviço Social: Fundamentos Históricos e Metodológicos no Trabalho com Famílias

serv-social

 

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 26 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS
Capacitar e Instrumentar o Assistente Social no trabalho interdisciplinar na área da família.
Preparar o aluno para Concurso Público; oferecer espaço de reflexão e discussão e sobre as novas configurações da família na contemporaneidade; possibilitar aquisição do quadro referencial teórico e metodológico no trabalho com famílias.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais  portando diploma de conclusão do curso de Bacharelado em Serviço Social.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular   

• História da Família
• Abordagens Teóricas Sobre Família
• Metodologias de trabalho com Famílias
• Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social
• Metodologia do Serviço Social no Trabalho com Famílias: no Sistema Sócio Jurídico, na PNAS e na Saúde
• Direito e Legislação Social
• Ética em Serviço Social
• Metodologia Científica
• Violência Doméstica de Gênero, Contra a Criança e o Adolescente
• Política Social
• Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso

Urgência e Emergência

urgencia-emergencia

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 43 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVO: Formar Profissional hábil, capaz de acolher e dar o primeiro atendimento em nível pré ou intra-hospitalar de forma competente e humana.
Ser capaz de atender e administrar as situações de urgências em emergências de modo a estabilizar ou minimizar o impacto dos agravos à saúde por ele detectados, de maneira rápida e pontual, dentro da equipe multidisciplinar.
Ser norteador e orientador dentro de suas competências, aos demais profissionais envolvidos no atendimento.
Conhecer o processo de estabilização, e saber quando solicitar os recursos adicionais para a manutenção da vida do paciente por ele atendido.
PLÚBLICO-ALVO: O curso é destinado aos profissionais formados em cursos de bacharelado na área da saúde, sendo eles: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros.
Carga horária: 450 horas

Matriz curricular              

  • Introdução ao Atendimento
  • Didática do Ensino Superior
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Assistências em Traumas I (Cranioencefálico e Torácico)
  • Assistências em Traumas II (Obstétricos, Pediátricos e Extremidades,
  • Abdominal e Pélvico)
  • Suporte Básico e Avançado de Vida
  • Legislação, Ética e Bioética
  • Imobilizações, Rolamentos e Transportes em Situação de Emergência
  • Biossegurança, Queimaduras, Quase Afogamento
  • Urgências Cardiológicas e Morte Encefálica
  • Atendimento a Múltiplas Vítimas, Choque, Reposição Volêmica e DVA.
  • Assistência de Enfermagem nas Urgências e Emergências Clínicas
  • TCC -Orientação do artigo
UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal + Urgência e Emergência

uti

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 44 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVOS : O curso aborda as principais síndromes relacionadas à Terapia Intensiva, com ênfase no diagnóstico e tratamento, proporcionando aos profissionais da área da saúde oportunidade de atualização e discussão dos temas relacionados ao assunto.
Formar profissionais hábeis e capazes de atender e administrar as situações em urgências em emergências de modo a estabilizar ou minimizar o impacto dos agravos à saúde por ele detectados, de maneira rápida e pontual, dentro da equipe multidisciplinar.
PÚBLICO-ALVO: Graduados em enfermagem e/ou graduados que sinta a necessidade de obter conhecimento nesta área.

Carga horária: 450 horas
Matriz curricular      

  • Fisiologia e Farmacologia Aplicadas a Emergência em Cuidados Intensivos no Adulto/Pediátrico e Neonatal,
  • Gasometria Arterial e Venosa.
  • Assistência de Enfermagem a Paciente Crítico Adulto
  • Gerenciamento de Enfermagem em UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Ética, Bioética e Responsabilidade Social
  • Assistência em Enfermagem no Cuidado Intensivo Prestado a Criança
  • Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido (baixo/médio/alto risco)
  • Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente
  • Epidemiologia e Bioestatística Aplicada ao Cuidado Intensivo
  • Bases Farmacológicas Aplicadas na Assistência de Enfermagem em Terapia
  • Intensiva (adulto/pediátrico/neonatal)
  • Introdução ao Atendimento de Emergência Intra e Pré- hospitalar, biomecânica do Trauma
  • Assistência de Enfermagem a múltiplas Vítimas, Choque, reposição, Volêmica e DVA.
  • Suporte Básico e Avançado de Vida
  • Legislação, Ética e Bioética
  • Imobilização, Rolamentos e Transporte em Situações de Emergências
  • Assistência de Enfermagem nas Urgências e Emergências Clínicas
  • Assistência Trauma I (crânio encefálico e torácico)
  • Assistência Trauma II (obstétricos, pediátricos, abdominal, pélvico e extremidades)
  • Orientação do TCC: Artigo Científico