Gestão

Gestão de Pessoas e Recursos Humanos

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Aprovado pela Resolução PG Nº 09 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Oferecer a possibilidade de qualificação continuada aos profissionais que desempenham ou possuem interesse em desempenhar atividades na área de Gestão de Pessoas, Administração Pública e Recursos Humanos, fornecer aos participantes instrumentos que auxiliem na conquista das metas de seus projetos profissionais e pessoais; fornecer informações, conceitos e teorias referentes à gestão de pessoas e comportamento organizacional, oferecer instrumentos que possam contribuir no melhor gerenciamento do fator humano e promover a integração entre os participantes para a troca de experiências e informações referentes à realidade das empresas.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados e/ou com formação específica que queiram ampliar seus conhecimentos na área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular

  • Didática do Ensino Superior
  • Metodologia da Pesquisa
  • Comportamento Organizacional
  • Cultura Organizacional
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Atração e Captação de Talentos
  • Relações Interpessoais e Dinâmica de Grupo
  • Desenvolvimento de Pessoas
  • Gestão de Carreira e Remuneração
  • Gestão do Desempenho
  • Empreendedorismo
  • Endomarketing
  • Consultoria em Gestão de Pessoas
  • Orientação do TCC- Artigo Científico
MBA em Administração e marketing

marketing

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 12 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

Objetivos: Capacitar os alunos para lidarem com as novas realidades provocadas pela globalização da economia, notadamente as mudanças tecnológicas e, orientá-los, no desenvolvimento de competências das técnicas modernas de administração e marketing. Habilitar o profissional para lecionar em cursos superiores e realizar pesquisas nesta área do saber.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que necessitam adquirir, aprofundar ou aplicar as ferramentas de administração e de marketing, em busca de vantagem competitiva ou de novos negócios, tais como profissionais que na área administrativa, comercial, marketing, empreendedores, executivos e empresários.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular    

  • Didática do ensino superior
  • Princípios de marketing
  • Comportamento do consumidor
  • Gerencia e desenvolvimento de produtos
  • Planejamento estratégico
  • Introdução ao e-comerce
  • Administração de vendas
  • Marketing de serviço
  • Estratégias do composto promocional
  • Administração da comunicação de marketing
  • Administração dos canais de marketing
  • Pesquisa de análise de mercado
  • Controladoria
  • Finanças
  • Orientação do TCC: Artigo Científico
MBA Executivo em Economia e Gestão Estratégica de Negócios

mba-economia

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 13 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: O curso procurará desenvolver, expandir, aprofundar e organizar o pensamento econômico estratégico dos empresários, executivos e gestores. Aliado a este, o curso irá fornecer referencial teórico e prático a respeito dos modelos de gestão econômico/financeiros mais modernos da atualidade, com vistas a otimizar o processo de tomada de decisão transformando-o numa rotina prazerosa para todos os envolvidos direta ou indiretamente com a gestão estratégica do negócio.

PUBLICO-ALVO: Profissionais envolvidos na gestão empresarial que necessitam de uma sólida formação técnica e um amplo conhecimento do ambiente no qual as decisões são tomadas. Assim, o curso não está voltado apenas para economistas, mas para o conjunto de profissionais que buscam uma visão estratégica do ambiente de negócios em que as organizações, públicas ou privadas, estejam inseridas, com especial ênfase no cenário brasileiro.
Deste modo, o MBA executivo em economia e gestão estratégica de negócios se destina a:Graduados brasileiros e estrangeiros da área de Economia.Estrangeiros em atividade no Brasil que demandem grande compreensão do cenário econômico nacional.Profissionais de outras áreas de formação que podem se utilizar de conhecimento de alto nível em fundamentos econômicos para melhor atuar em suas organizações.Empresários, executivos, gestores e demais profissionais que possuam interesse em adquirir conhecimento a respeito do processo de tomada de decisão sob o âmbito econômico/financeiro nas empresas.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular     

  • Cenários Econômicos e Tendências 15h
  • Fundamentos de Macroeconomia 15h
  • Liderança e Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos; 15h
  • Negociação e Administração de Conflitos; 15h
  • Teoria do comportamento do consumidor; 30h
  • Princípios de marketing 15h
  • Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços; 30h
  • Teoria da firma; 15h
  • Controladoria Orçamentária 30h
  • Planejamento estratégico e orçamento empresarial; 30h
  • Matemática Financeira e análise de viabilidade 30h
  • Estatística aplicada a gestão empresarial; 15h
  • Contabilidade Empresarial 15h
  • Finanças corporativas; 30h
  • Gestão de capital de giro; 30h
  • Valuation – Como mensurar o valor de uma empresa; 15h
  • Tópicos sobre o Mercado Financeiro 15h
  • Trabalho de Conclusão de Curso 60h
  • TCC: Elaboração de artigo cientifico sobre tema corresponde ao objetivo do curso, agregando assim valor a rotina diária do aluno dentro do seu contexto profissional.
MBA Executivo em Empreendedorismo e Gestão de Negócios

mba-emprendedor

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 14 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO:  Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: O curso procurará desenvolver, expandir, aprofundar e organizar o pensamento criativo e inovador, que são requisitos essenciais na atividade de empreender. Aliado a estes, o curso irá fornecer referencial teórico e prático a respeito dos modelos de gestão mais modernos da atualidade, com vistas a, ao transformar as ideias em negócio, que os mesmos possam ser duradouros, trazendo retornos aos empreendedores não somente a curto, mas sim a longo prazo.

PUBLICO-ALVO: O curso será oferecido aos profissionais de diferentes áreas com diferentes atuações e responsabilidades que tenham interesse em adquirir ou expandir conhecimento na área de empreendedorismo e gestão de negócios; aos gestores que desejam estimular o empreendedorismo em suas empresas e aos empresários e futuros empresários que pretendem abrir ou expandir o seu próprio negócio. Empreendedores e intraempreendedores, pequenos, médios e grandes empresários, gerentes, administradores, advogados, economistas, engenheiros, médicos e outros profissionais liberais de nível superior envolvidos em administração e gestão empresarial.
• Executivos das áreas de novos negócios das médias e grandes empresas.
• Profissionais de pequenas, médias e grandes empresas que sintam necessidade de reciclagem nos conceitos administrativos e gerenciais.
• Profissionais de nível superior que desejam uma visão abrangente das técnicas de gestão.

 Carga horária: 450 horas

Matriz curricular          

  • Educação empreendedora 30h
  • Gestão da Criatividade e Inovação 15h
  • Economia Criativa 30h
  • Startups: o processo de desenvolvimento de clientes 15h
  • Design Thinking e Criatividade 15h
  • Negociação e Administração de Conflitos; 15h
  • Matemática Financeira e análise de viabilidade 30h
  • Princípios de marketing 15h
  • Captação de Recursos: Desvendando os produtos financeiros 15h
  • Plano de negócios 30h
  • Tomada de Decisões 30h
  • Contabilidade Empresarial 15h
  • Direito Empresarial 15h
  • Intraempreendedorismo 15h
  • Cenários Econômicos e Tendências 15h
  • Liderança e Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos; 15h
  • Gestão de vendas 15h
  • Gestão financeira para pequenas e médias empresas 30h
  • Trabalho de Conclusão de Curso 60h
  • TCC – (Artigo): O trabalho de conclusão de curso corresponderá a elaboração de um plano de negócio. O trabalho será individual e servirá como base para que o aluno possa iniciar suas atividades como empreendedor.

 

MBA Psicologia Organizacional e do Trabalho

psicol-trabalho

 

Aprovado pela Resolução PG Nº 15 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO:  Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: *Investigar os fenômenos e processos organizacionais e do trabalho, a partir de seus aspectos histórico, social e psicológico, tanto na perspectiva do indivíduo, do grupo, como da própria organização/instituição, segundo enfoques teóricos e metodológicos da Psicologia Social, criando novos conhecimentos e formas de intervenção.

*Capacitar profissionais para uma compreensão mais ampla das relações entre trabalho e subjetividade frente as novas configurações do mundo globalizado, atentando para a questão da saúde e qualidade de vida,oportunizando a formação de um profissional que atenda as novas exigências do mercado de trabalho globalizado do Século XXI.

PÚBLICO-ALVO: Portadores de diploma de nível superior tecnólogos em recursos humanos, gestores de pessoas, psicólogos, administradores, educadores, assistentes sociais, pedagogos e profissionais interessados na área de psicologia organizacional e do trabalho. Serve tanto aos jovens, interessados em complementar suas formações para atender os requisitos do mercado de trabalho, como aos mais experientes, que não receberam um treinamento formal na área, mas que, no cotidiano das organizações e empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor, recebem uma demanda crescente de atividades desafiadoras relativas ao assunto.

 Carga horária: 450 horas

Matriz curricular   

      

  • Metodologia da Pesquisa em Educação
  • Didática do Ensino Superior
  • Trabalho, Sociedade e Organização
  • Psicologia organizacional e do trabalho: limites e possibilidades
  • Seminário I – Trabalho e subjetividade
  • Mudança, desenvolvimento e cultura organizacional
  • Processos motivacionais e comportamento organizacional
  • Psicologia e gestão de pessoas
  • Seminário II – Processos e técnicas de grupos
  • Saúde mental, trabalho e qualidade de vida
  • Ética, cidadania e responsabilidade social
  • Consultoria em Gestão de Pessoas
  • Competências Intra e Interpessoais nas Organizações
  • Orientação do TCC – Artigo Científico