CLÍNICA ESCOLA

 

 

A Clínica Escola Faculdade Regional JAGUARIBANA é um espaço de aprendizagem em nível prático localizado em um prédio bem localizado e próximo a Faculdade Regional JAGUARIBANA.

 

Trata-se de um Centro de Promoção e Prevenção de Saúde e Atendimento Psicossocial constituído, inicialmente, para atender ao curso de Enfermagem da Faculdade Regional JAGUARIBANA .

 

O espaço conta com estrutura que simula o atendimento médico hospitalar em todos as suas nuances e aspectos. Além disso, no mesmo espaço, os alunos da área de saúde têm aulas de anatomia e fisiologia.

 

A Clínica conta também com uma enfermaria e uma sala reservada para o atendimento em assistência social para auxiliar a comunidade mais carente do entorno da clínica.

Junto a Clínica há salas de aulas nas quais os alunos podem ter aulas teóricas e, ao mesmo tempo, utilizar tais espaços para palestras de orientação e prevenção a saúde voltadas para a população do bairro.

 

MISSÃO DA CLÍNICA ESCOLA

 

Contribuir para formação de profissionais da área da saúde e assistência social comprometidos com as necessidades e anseios da população, capaz de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, ao mesmo tempo em que auxilia na atuação ativa na melhoria das condições de vida da comunidade.

 

OBJETIVOS DA CLÍNICA ESCOLA

 

  • Proporcionar aos alunos dos cursos de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia o necessário encontro com a prática profissional desde o início dos seus cursos.
  • Proporcionar um ambiente terapêutico adequado aos usuários que buscam assistência em atendimento à saúde e assistência psicológica e social.
  • Manter um elevado padrão de qualidade no atendimento aos usuários através do planejamento, execução e avaliação do processo de trabalho;
  • Atender à população da região de inserção da Faculdade Regional JAGUARIBANA, seu público alvo, com relações humanizadas no trabalho, centradas no acolher, escutar, informar e atender às necessidades primárias de saúde e psicológica de maneira satisfatória, bem como encaminhar e acompanhar os usuários aos órgãos públicos de assistência social proporcionando assim uma melhoria da qualidade de vida.
  • Oferecer atendimento de saúde e psicossocial aos membros da comunidade, dentro das normas vigentes no país para Clínicas Escola e de acordo com as modalidades oferecidos segundo as suas possibilidades.
  • Ofertar palestras e campanhas nas áreas de saúde, direito e assistência social para a comunidade interna e externa da IES.

 

CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DA CLÍNICA ESCOLA

 

O curso de Enfermagem atuará com atividades educativas e palestras, além de consulta de Enfermagem à criança (Puericultura); consulta de Enfermagem gineco-obstétrica; consulta de Enfermagem gerontológica (idoso); consulta de Enfermagem ao hipertenso e diabético e visita domiciliar (mulher, criança e idoso).

O curso de Serviço Social atuará na área de desenvolvimento de palestras educativas visando os grupos de risco (prevenção de drogas, DSTs etc), bem como no encaminhamento desses cidadãos para políticas públicas e órgãos de assistência social.