EDIÇÃO ANTERIOR – REVISTA 3
REVISTA Nº 003
1 – O PAPEL DO GESTOR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ALTO SANTO – CE
DIÓGENES, Carlos Tuan Campêlo
O presente artigo visa analisar a contribuição da gestão nas escolas municipais de Alto Santo–CE para efetivar aprendizagem de qualidade das crianças, além de sua atuação para mobilizar a participação de todos no sucesso escolar. A perspectiva é enfatizar o papel do gestor como uma liderança participativa e democrática no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica fundamentada nos autores Portela e Atta (2005), Grosbaum e Davis (2001), Dourado e Duarte (2001) sobre o papel do gestor nas escolas e de campo, onde in loco, foi aplicado questionário com os gestores das escolas municipais de Alto Santo–CE. São apresentados no decorrer deste artigo os resultados de desempenho escolar dos alunos de 08 escolas municipais no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), bem como análise das iniciativas de sucesso em gestão escolar e sugestões de melhoria. A análise dos dados evidenciou que os gestores não estão contribuindo diretamente para o processo ensino aprendizagem de qualidade dos discentes e participação de todos. No entanto, eles devem orientar os serviços de coordenação pedagógica e dos demais profissionais da escola tendo como foco a melhoria da aprendizagem dos alunos para chegar a uma gestão de sucesso.
2 – O CLIMA ORGANIZACIONAL E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR
TAMIARANA, Elizangela De Lima
TIMBÓ, Raimunda Cid (orientadora)
O presente estudo apresenta o clima organizacional e os desafios da inclusão social no ambiente escolar. Teve por objetivo a partir da revisão de literatura analisar os desafios sinalizados ao clima organizacional, referentes a pratica da inclusão social no ambiente escolar em busca da melhor compreensão de como se da a inclusão na instituição escolar e as mudanças na cultura organizacional da mesma. Fundamentado em estudos recentes buscamos embasamento teórico sobre clima organizacional e inclusão nos teóricos como: Cavaco (2015), Santos; Ribeiro; Sampaio; Pinto (2015), Alves (2012), Moreia (2008) dentre outros. Ressaltamos como resultados a importância da inclusão social no ambiente escolar considerando os desafios das mudanças no clima organizacional e a adaptação dos colaboradores. Considera-se que a não aceitação e a desinformação dos colaboradores são os maiores desafios lançados ao clima organizacional, o que é preocupante, pois, a não aceitação gera conflitos que afetam diretamente o clima de trabalho. Para superar os desafios é necessário que os gestores invistam na capacitação dos colaboradores para que aprendam a conhecer sua realidade e superar contradições. Investir no preparo é trazer melhorias para um bom relacionamento entre os professores, os funcionários, colaboradores e alunos a serem inclusos.
3 – USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NO APRENDIZADO DA LEITURA E ESCRITA NA FASE INICIAL
MENEZES De, Josafa Oliveira
TIMBÓ, Raimunda Cid (orientadora)
Este trabalho teve como objetivo apresentar o uso da tecnologia como ferramenta no aprendizado da leitura e escrita na fase inicial. Como contribuição teórica para o desenvolvimento deste trabalho Simonetti (2007) e Almeida (2000). A pesquisa foi realizada com dez alunos que apresentam dificuldades na leitura e escrita, em uma escola pública localizada no município de Eusébio que trabalha com o software Luz do Saber, software educacional que é baseado na pedagogia do educador Paulo Freire, que tem como proposta pedagógica alfabetizar crianças através das palavras geradoras usadas no dia-a-dia. Além das crianças apresentarem dificuldades de aprendizagem, outro desafio foi quanto ao uso do computador, pois algumas não tinham coordenação motora para manusear o mouse e o teclado. No decorrer dos meses de trabalho as crianças começaram a dominar a ferramenta, houve evolução na leitura e escrita de alguns alunos outros três não evoluíram tanto, pois um dos fatores que contribuiu para o insucesso foi à falta da presença da família na escola ocasionando a infreqüência da criança no projeto. Os resultados foram positivos e exitosos haja vista que a educação é um processo e consiste na evolução do aprendizado.
4 – A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE MOTOCICLETAS EM FORTALEZA
TEIXEIRA, José Francisberg Machado
LIMA, Maria Vandia Guedes (Orientadora)
O artigo trata de estudo bibliográfico no qual se deseja conhecer a importância da educação no trânsito na prevenção de acidentes com motocicletas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva realizada através de pesquisa em periódicos, artigos, livros, leis que regulamentam e tratam o trânsito as situações ali vividas e a educação como forma de prevenção, tendo como objetivo apropriar-se do conhecimento para abrir uma discussão e analisar de que formas possam ser minimizadas as condições de morbimortalidade causadas por este tipo de acidentes. Para fundamentar esse estudo buscou-se pautar em vários teóricos como: Brasil ( 2008 ), Andrade(2009), Código de Trânsito Brasileiro (2008) Portaria nº 1.600 MS (2011) e outros. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. Diante das leituras conclui-se que os teóricos tem um olhar bastante aguçado no tocante essa problemática tão afrontada e aflorada que é a necessidade que sejam feitas ou pelo menos cumpridas as políticas públicas relacionadas a este dilema: trânsito acidente prevenção.
5 – O JOVEM DIANTE DA ESCOLHA DA PROFISSÃO E A RELAÇÃO DA AJUDA
FONSECA Da, Maria De Jesus Barroso
O artigo trata no cenário da pós-modernidade nos deparamos com jovens nas suas diferentes realidades buscando espaços de participação das mais variadas formas. Objetivou-se com o presente trabalho refletir a realidade das juventudes no que se refere à escolha da profissão e a relação de ajuda. Sabe-se que diante da vida estão presentes alguns caminhos, dentre eles: um seria o caminho da autorrealização, aqueles que têm a coragem e motivação para acolher os desafios, assumem a postura que conduzem ao crescimento, a satisfação e a interação pessoal. Outro caminho seria contrário ao que já foi exposto. O jovem que diante de todas as turbulências da sua realidade faz opção pela luta diária e a cada dia encontra sentido para permanecer neste caminho, superando as dificuldades e sendo resiliente diante das adversidades. São aqueles que souberam lidar com as suas frustrações, caminhos que os conduziram as novas descobertas pessoais e se fortaleceram no potencial, alimentando o sonho de um futuro bem próximo ao se inserirem no mundo do trabalho. O jovem encontra-se numa fase de construção da sua identidade pessoal e profissional, necessário se faz a relação de ajuda especialmente neste tempo onde ele vai confrontar-se com influências advindas em todas as direções: da família e de outras experiências vivenciadas, seja no mundo do trabalho, seja no âmbito pessoal e social.
6 – O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DA SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SILVA Da, Patrícia Andrade
TIMBÓ, Raimunda Cid (orientadora)
O presente trabalho tem como tema O papel da escola no processo de socialização na educação infantil. Teve o objetivo de analisar o papel da escola como facilitador da socialização de crianças que estão ingressando no mundo escolar, compreender as formas de socialização determinante para o desenvolvimento cognitivo no ambiente escolar, verificar quais valores e aprendizagens de caráter social pode ser identificado através de ações em brincadeiras. Buscou-se apontar as atribuições do sistema escolar na socialização, realizando um estudo teórico e bibliográfico através de livros e artigos acadêmicos. Tivemos como embasamento teórico os seguintes autores; Èmile Durkheim(2011), Nelson Piletti(1986), Henri Wallon(1995) entre outros. E a partir desses fundamentos teóricos, compreende-se, assim, que forma a escola contribui para a integração social da criança, levando os valores culturais, éticos, morais bem como a construção de socializar.Pode-se concluir que a escola exerce a função de atuar na formação moral e desenvolvimento do individuo como cidadão para interagir na sociedade de maneira satisfatória.
7 – ARTETERAPIA: PROCESSO, SENTIMENTOS E EMOÇÕES
RABELO, Cleison Luiz
SILVA Da, Edenice Maria
BARBOSA, Maria Euda
A arteterapia proporciona a integração consigo e com o outro, possibilita a liberação das emoções, a descoberta do saber o que não se sabe,cria condições de ajuste, dar uma nova forma, do saber o que? O saber, e como se expressar? Para que no processo arteterapêutico o sujeito possa vivenciar experimentações diversas, fazer conexões com sua essência, ressignificando o seu eu. O processo de reconstrução tem procedimento prático na Arte, na ativação da curiosidade, imaginação, criatividade, na livre expressão e no contato com o desejo de se tornar possível tocar no intocável. Para que isso aconteça é necessário um referencial teórico como sustentação que permita a aquisição estética do sentir, nutrindo e tendo como meta o acolhimento da história de vida, dos sentimentos e emoções, ou seja, reação apresentada pelo inconsciente dentro do processo terapêutico. Ao ser possível integrar, pela atuação consciente e expressiva o resultado do criado revela toda a temática emocional que se oculta na representação apresentada, o sujeito adquire a condição de transcender as suas vivências imediatas, experimentando novos sentimentos e disponibilizando-se para novas oportunidades. Isso possivelmente ocorrerá, porque as indagações possuem a finalidade de estabelecer – mesmo que seja de forma direcionada, a utilização das quatro funções psíquicas da tipologia junguiana, essenciais para o reconhecimento do mundo exterior e para a orientação do individuo. O individuo sai em busca de seu próprio caminho e, assim reconhece que o caminho é construído durante a caminhada.
8 – APRENDIZAGEM: ESTABELECENDO DIÁLOGOS
TIMBÓ , Raimunda Cid
SOUZA De, Maria Angelica Pires
COSTA, Maria Stela Oliveira
Mediante as transformações decorrentes do movimento pós-moderno, emergente nas diferentes áreas do conhecimento contemporâneo bem como os saberes construídos ao longo da prática pedagógica percebe-se a relevância de se estabelecer um diálogo sobre as bases da aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo discutir sobre a complexidade do processo de aprendizagem escolar diante da diversidade cada vez maior de informações que de alguma forma se impõe com aceleração crescente na psicologia, na neurociência, na psicanálise, na psicopedagogia e nas interações sociais. O estudo bibliográfico teve como base os seguintes teóricos: Fagali (2001), Fernandez (1991), Relvas (2014), Maia (2011), Santos (2012), Nunes e Silveira (2008) e Cunha (2015). Cujo resultado apontou alguns vieses, a importância da comunicação entre neurociência e educação, destacando na neuroaprendizagem a emoção como parte integral da aprendizagem cognitiva. Como também a psicopedagogia que acrescenta o vínculo, o desejo e a inteligência autoconstruída e articulações entre consciente e inconsciente. Enfim a mediação do professor a partir dele mesmo.