Alfabetização e Letramento

letramento

Aprovado pela Resolução –PG Nº 01 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Com o curso de Especialização em Alfabetização e Letramento com ênfase no Ensino Fundamental – 420h , a formação de professores-pesquisadores aptos ao desenvolvimento de métodos e intervenções eficientes e eficazes no ensino-aprendizagem para crianças no processo de alfabetização; compreender a importância científica da Alfabetização e do Letramento na aquisição da leitura e da escrita; aprimorar seus conhecimentos em relação à alfabetização de jovens e adultos, repensando, nesse sentido, as questões da alfabetização no país, valorizando o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição dos processos de leitura e escrita.

PÚBLICO-ALVO: Alunos egressos de cursos da área de Ciências Humanas, com foco, sem exclusividade, nas Licenciaturas. Também a profissionais que atuam em escolas/empresas/ONGs como coordenadores pedagógicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos.Profissionais da educação, como professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, pedagogos, psicopedagogos, diretores, coordenadores, supervisores e orientadores educacionais; Pais e responsáveis (com nível de graduação) de crianças em idade escolar e Graduados de quaisquer cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular   

  • Metodologia da pesquisa em educação
  • Didática do ensino superior
  • Pluralismo cultural nos processos educacionais
  • Teorias e tendências pedagógicas
  • Teorias cognitivas da aprendizagem
  • Aprendizagem na alfabetização e suas complexidades
  • Psicogênese e aquisição da linguagem oral e escrita
  • Alfabetização e letramento: conceitos e metodologias
  • Alfabetização matemática e atividades lúdicas
  • Literatura infantil e contação de histórias
  • Oficinas de artes: corpo e movimento
  • Culturas, políticas e práticas de inclusão
  • Alfabetização e letramento: fundamentos, metodologia e avaliação
  • Alfabetização de jovens e adultos
  • Educação: interfaces da alfabetização
  • Orientação do TCC: artigo científico