Alfabetização e Letramento
Aprovado pela Resolução –PG Nº 01 DE 20/07/2017
COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVOS: Com o curso de Especialização em Alfabetização e Letramento com ênfase no Ensino Fundamental – 420h , a formação de professores-pesquisadores aptos ao desenvolvimento de métodos e intervenções eficientes e eficazes no ensino-aprendizagem para crianças no processo de alfabetização; compreender a importância científica da Alfabetização e do Letramento na aquisição da leitura e da escrita; aprimorar seus conhecimentos em relação à alfabetização de jovens e adultos, repensando, nesse sentido, as questões da alfabetização no país, valorizando o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição dos processos de leitura e escrita.
PÚBLICO-ALVO: Alunos egressos de cursos da área de Ciências Humanas, com foco, sem exclusividade, nas Licenciaturas. Também a profissionais que atuam em escolas/empresas/ONGs como coordenadores pedagógicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos.Profissionais da educação, como professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, pedagogos, psicopedagogos, diretores, coordenadores, supervisores e orientadores educacionais; Pais e responsáveis (com nível de graduação) de crianças em idade escolar e Graduados de quaisquer cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC.
Carga horária: 450 horas
Matriz curricular
- Metodologia da pesquisa em educação
- Didática do ensino superior
- Pluralismo cultural nos processos educacionais
- Teorias e tendências pedagógicas
- Teorias cognitivas da aprendizagem
- Aprendizagem na alfabetização e suas complexidades
- Psicogênese e aquisição da linguagem oral e escrita
- Alfabetização e letramento: conceitos e metodologias
- Alfabetização matemática e atividades lúdicas
- Literatura infantil e contação de histórias
- Oficinas de artes: corpo e movimento
- Culturas, políticas e práticas de inclusão
- Alfabetização e letramento: fundamentos, metodologia e avaliação
- Alfabetização de jovens e adultos
- Educação: interfaces da alfabetização
- Orientação do TCC: artigo científico