O curso de Pedagogia abrange a formação do educador num sentido amplo que contemple a educação formal, prioritariamente, e a educação não-formal. A primeira, entendida nas práticas educativas desenvolvidas no sistema de ensino em que a instituição escolar configura-se como principal espaço de atuação do pedagogo e, a segunda, que apresenta como espaço de atuação as várias outras instituições, associações, organizações e grupos dos diferentes segmentos da sociedade.
A pedagogia estuda e investiga o processo educativo, desenvolvido no âmbito da educação formal e não formal. Atua na docência da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na gestão dos processos pedagógicos e administrativos das instituições escolares, voltadas para a Educação Básica. Também exerce a docência nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, curso de Formação de Professores.
A atuação do Pedagogo não deve se restringir aos espaços escolares, na medida em que prolifera a demanda por educadores em outros espaços educacionais “não-escolares”: projetos de formação inicial e continuada de jovens e adultos desenvolvidos por empresas, associações comunitárias, movimentos sociais urbanos e do campo, entidades governamentais e não governamentais, que carecem de profissionais capazes de planejar, coordenar, implantar e avaliar projetos pedagógicos valorizando os contextos sócio- culturais desses espaços diferenciados das instituições formais de ensino.
O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões: docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Médio nos Cursos de Magistério, assim como em Educação Profissional, na área de serviços, e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais os conhecimentos pedagógicos sejam previstos, sendo estes em ambientes escolares e não-escolares. Gestão educacional, e produção e difusão do conhecimento cientifico e tecnológico do campo educacional. O principal objetivo do curso entre outros é de formar docentes para atuarem na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental .
Matriz Curricular
- Língua Portuguesa I
- Psicologia I
- Sociologia I
- História da Educação I
- Filosofia I
- Pesquisa e Prática Pedagógica na Educação Infantil I (Creche)
- Metodologia da Pesquisa Científica
- Fundamentos da Educação Infantil
- Estudos Independentes I
- Língua Portuguesa II
- Psicologia II
- Sociologia II
- História da Educação II
- Filosofia II
- Pesquisa e Prática Pedagógica na Educação Infantil II (Pré-escolar)
- Teorias da Aprendizagem
- Alfabetização e Letramento
- Estudos Independentes II
- Biologia Educacional I
- Didática I
- Currículos e Programas I
- Gestão Educacional
- Fundamentos da Educação Especial
- Psicologia III
- Filosofia III
- Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil I
- Disciplina Eletiva I
- Biologia Educacional II
- Didática II
- Currículos e Programas II
- Organização do Trabalho Pedagógico
- Educação Inclusiva
- Literatura Infanto Juvenil
- Disciplina Eletiva II
- Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil II
- Biologia Educacional II
- Metodologia do Ensino de Matemática na Educação Infantil
- Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa na Educação Infantil
- Pesquisa e Prática Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Metodologia do Ensino de Geografia na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Metodologia do ensino de Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
- Estatística Aplicada à Educação
- Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
- Estágio Curricular Supervisionado nas Disciplinas Pedagógicas de Ensino Médio
- Metodologia do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino Médio
- Metodologia do Ensino de História na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Metodologia do Ensino de Artes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Princípios Métodos da Psicopedagogia
- Educação de Jovens e Adultos
- Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ll
- Estágio Curricular Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos
- Políticas Educacionais e Educação Básica I
- Educação e Novas Tecnologias I
- Metodologias e Práticas de Ensino Médio
- Pedagogia em Espaços não Escolares
- Jogos e Atividades Lúdicas
- Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
- Estudos Independentes III (Projeto de TCC)
- Língua Brasileira de Sinais
- Estágio Curricular Supervisionado em Gestão de Processos Educativos
- Políticas Educacionais e Educação Básica
- Educação e Novas Tecnologias II
- Metodologia da Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Princípios da Avaliação da Aprendizagem
- Trabalho de Conclusão de Curso
- Pedagogia da Diversidade (Relações Étnico-Raciais)
- Disciplina Eletiva III
- Direito Educacional
- Estágio Curricular Supervisionado em Gestão na Educação Profissional na Área de Serviços